A
refeitura é imprescindível para melhorar a capacidade redacional. Ao refazer, a
partir das correções do professor, o aluno vai tomando consciência das falhas
que cometeu e tende a não repeti-las. O ideal é reescrever todo o texto, mas na
impossibilidade de fazer isso pode-se reformular parte dele. De preferência
parágrafos, que se estruturam em torno de uma ideia básica (tópico frasal) e
têm unidade de sentido.
3) “A mídia age nos âmbitos político, econômico e social. As consequências são: para o primeiro caso, a formação de cidadãos alienados e manipulados; para o segundo caso, impedir que o país adote as medidas econômicas realmente necessárias para o seu crescimento; para o terceiro caso, prejudica a difusão da diversidade cultural.”
Na refeitura corrigem-se problemas
lógicos (como a falta de unidade), semânticos (como o preciosismo) ou estruturais
(como a ausência de paralelismo). Seguem exemplos de cada caso, todos extraídos
de redações:
1)
“A naturalidade
humana vem se perdendo. Antigamente, era comum a existência de pessoas
talentosas, que colocavam em prática seus dons e conhecimentos. Porém,
atualmente, poucos fazem algo novo, diferente. Esse fato é consequência do
avanço tecnológico.”
O
tópico frasal se refere à “naturalidade”, mas o desenvolvimento se ajusta
melhor ao conceito de criatividade. Além dessa troca, que deixa o tópico
desconectado do que vem depois, o aluno não explica por que o avanço da tecnologia
teria tornado o homem menos criativo – hipótese no mínimo polêmica.
Na
refeitura se respeitou a discutível tese do estudante e se procurou, dentro do
possível, suprir as lacunas da argumentação:
“A criatividade
humana vem se perdendo. Antigamente, era comum a existência de pessoas
talentosas, que colocavam em prática seus dons e conhecimentos. Porém,
atualmente, poucos fazem algo novo, diferente. Isso é consequência do avanço
tecnológico, pois as máquinas vêm tomando
o lugar do homem em tarefas que exigem maior desempenho intelectual.”
2)
“O trabalho na escola vem se reduzindo a meros interesses de resultados em
vestibulares. Não há como negar a importância de resultados, qualquer que seja o âmbito tratado, mas muito melhor é unido aos
resultados observar o corpo gerador dos
mesmos. E qual esse corpo gerador senão aquele formado pelo conjunto dos
seguintes valores: amor, respeito, justiça, paz, solidariedade? Para ultrapassar a superfície de meros resultados,
o conceito escola ter impresso em suas
entranhas os já mencionados valores.”
O parágrafo, como se vê nas partes em
negrito, ressente-se do preciocismo (visível nas redundâncias e no empolamento
das ideias, com vistas a sugerir uma falsa profundidade). Expressões como
“qualquer que seja o âmbito tratado”, “corpo gerador dos mesmos”, “superfície
de meros resultados” ou “ter impresso em suas entranhas” são excessivas e
inapropriadas; terminam levando ao obscurecimento do sentido.
O trabalho de refeitura consistiu basicamente
em cortar os excessos e traduzir com rigor o pensamento do aluno:
“O trabalho na escola vem se resumindo
ao interesse por resultados no vestibular. Não há como negar a importância
desses resultados, mas o importante é unir a eles a transmissão dos valores que
os geram: amor, respeito, justiça, paz, solidariedade. A escola deve se
comprometer sobretudo com esses valores.”
3) “A mídia age nos âmbitos político, econômico e social. As consequências são: para o primeiro caso, a formação de cidadãos alienados e manipulados; para o segundo caso, impedir que o país adote as medidas econômicas realmente necessárias para o seu crescimento; para o terceiro caso, prejudica a difusão da diversidade cultural.”
O estudante apresenta, em processo
coordenativo, as consequências da ação da mídia em três âmbitos. Era preciso
que esses âmbitos estivessem estruturados da mesma forma, o que não ocorreu; a
sequência começa com o substantivo “formação” e se completa com os verbos “impedir”
e “prejudicar”, que aparecem em flexões diferentes (infinitivo e presente do
indicativo).
Na refeitura, procurou-se estabelecer o paralelismo
tomando como referência o substantivo ou cada um dos verbos. O importante era
que houvesse simetria estrutural entre os termos coordenados. Eis as três
versões a que se chegou:
-
“A mídia age nos âmbitos político, econômico e social. As consequências são, no
primeiro, a formação de cidadãos alienados e manipulados; no segundo, o impedimento
a que o país adote as medidas econômicas realmente necessárias para o seu
crescimento; e no terceiro, o prejuízo para a difusão da diversidade
cultural.”
- “A mídia age nos âmbitos político,
econômico e social. As consequências são, no primeiro, formar cidadãos alienados e manipulados; no segundo, impedir que o país adote as medidas
econômicas realmente necessárias para o seu crescimento; e no terceiro, prejudicar a difusão da diversidade
cultural.”
- “A mídia age nos âmbitos político,
econômico e social. No primeiro, forma
cidadãos alienados e manipulados; no segundo, impede que o país adote as medidas econômicas realmente necessárias
para o seu crescimento; e no terceiro, prejudica
a difusão da diversidade cultural.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário